Entenda como funciona a telemedicina

Entenda como funciona a Telemedicina

A cada dia que passa estamos cada vez mais conectados, a smartphones, computadores e tablets.

Deixamos de ir até lojas para fazer compras, pagamos as contas por aplicativos e pedimos comida pelo celular ao invés de ir até restaurantes, e isso não é exclusividade sua ou minha, 64,7% da população brasileira se encontra conectada segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E não há motivos para a área da saúde não estar presente no ambiente online, não somente o jovem, mas toda a população é imediatista, quando surgem sintomas leves como dores de cabeça ou de estômago recorrem ao “Doutor Google” para saberem o que está acontecendo.

A presença de profissionais da saúde no ambiente online se tornou fundamental para o bem-estar da população e a disponibilização de acesso à saúde para moradores de áreas remotas, e mudou a rotina de clínicas, consultórios e profissionais da saúde, se tornando indispensável a adoção de medidas como a telemedicina.

A tecnologia permitiu a disponibilização de serviços à distância através da telemedicina permitindo acessibilidade à saúde através do amparo médico online.

A tecnologia permitiu a disponibilização de serviços à distância através da telemedicina permitindo acessibilidade à saúde através do amparo médico online.

A telemedicina é um auxilio para a medicina tradicional presencial que permite o compartilhamento de informações entre o paciente e o profissional, e entre os profissionais através de plataformas online. Ela leva o conhecimento (cientifico) através da tecnologia e contribuiu para a evolução dos conhecimentos na área da saúde.

No Brasil há duas modalidades de telemedicina predominantes, os telelaudos ocupam o primeiro lugar no ranking de modalidade utilizada na telemedicina brasileira, eles permitem a emissão de laudos a distância e o envio de exames para análise de especialistas.

A Teleassistência é a segunda modalidade mais utilizada em território brasileiro, ela permite que os profissionais da saúde orientem seus pacientes através de ambiente digital, realizando o monitoramento e a triagem de seus pacientes. Através dela também há a possibilidade de contato entre médicos para dispor de uma segunda opinião sobre algum diagnóstico por intermédio de softwares de videoconferência ou aplicativos de chat e áudio.

O CFM ( Conselho Federal de Medicina) respalda a legalidade dessa metodologia através da resolução CFM nº 1.643/2002, e a devida importância dessa modalidade também é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 1990 principalmente em situações em que a distância é um fator de influência para o acesso.

A teleconsulta é uma consulta online realizado com o médico e paciente se encontram em lugares geograficamente diferentes. É importante ressaltar que a primeira consulta deve ser presencial, só há exceção em casos para locais geograficamente remotos de difícil acesso e com o acompanhamento de um profissional, sendo recomendado que haja uma consulta presencial de no máximo a cada 120 dias quando falamos de atendimento em casos de doenças crônicas.

Outro estabelecimento da resolução é que o paciente deve estar de acordo com o procedimento do atendimento, sigilo das informações da consulta e também o envio de uma cópia das informações da consulta para o paciente com uma assinatura digital do médico responsável pela realização do respectivo teleatendimento.

Existem também requisitos para a prescrição de medicamentos, que devem conter nome do médico responsável, o número de seu registro no CRM e estado, data e hora da teleconsulta, dados do paciente e assinatura digital do médico.

A Teleassistência é a segunda modalidade mais utilizada em território brasileiro, ela permite que os profissionais da saúde orientem seus pacientes através de ambiente digital, realizando o monitoramento e a triagem de seus pacientes. Através dela também há a possibilidade de contato entre médicos para dispor de uma segunda opinião sobre algum diagnóstico por intermédio de softwares de videoconferência  ou aplicativos de chat e áudio.

Devido ao isolamento social recomendado pela OMS o CRM realizou uma portaria de caráter excepcional para o combate do COVID-19.

PORTARIA N° 467/2020 a teleconsulta através do art. 2o.

“Art. 2º As ações de Telemedicina de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta e monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada. Parágrafo único O atendimento de que trata o caput deverá ser efetuado diretamente entre médico e paciente, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo da informação.“

Essa portaria prevalece por tempo indeterminado até haver controle da disseminação do Corona Vírus. 

cmideias

cmideias

Quem Somos

Somos uma Agência 100% Digital dedicada ao setor da saúde, ajudamos empresas e profissionais a serem destaques e se tornarem autoridades, atraindo novos clientes com excelência em atendimento.

Posts Recentes

Inscreva-se e receba nossas novidaaes!

CM ideias – Comunicação e Marketing Ltda

Dúvidas?

Clique no botão abaixo

Fale agora com nosso setor comercial.

Atendemos todo o Brasil

Quer receber nosso contato?

Preencha o formulário e nos diga como podemos te atender. Atendemos todo o Brasil.

Horários de Atendimento Comercial

Segunda a Quinta das 9:00  – 18:00

Sexta 9:00 – 17:00

INSCREVA-SE

Inscreva-se e receba nossas novidades,

Sobre

CM IDEIAS – COMUNICACAO & MARKETING LTDA CNPJ: 21.487.256/0001-45

Blog

Contato

AV. Itavuvu 2067 – Sala 02
Jd. Maria Antonia Prado Sorocaba – SP .

comercial@cmideias.com.br

Comercial: 15 98824-0843
Whatsapp: 15 98829-1922

Atendimento Nacional